quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Comissão do Senado aprova ortotanásia

Proposta poderá seguir diretamente para a Câmara.
Proposta entraria em vigor 180 dias após ser sancionada.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (2) um projeto que permite a prática da ortotanásia, a retirada de equipamentos ou medicações que prolongam a vida de doentes terminais que não teriam mais chance de sobrevivência. Como tem caráter terminativo, a proposta poderá seguir diretamente para a Câmara se não houver recurso para votação no plenário do Senado.
Pelo texto aprovado, a ortotanásia será permitida quando a situação de morte iminente e inevitável for atestada por dois médicos. É necessário ainda o consentimento do paciente, do cônjuge ou de algum parente direto. A proposta entraria em vigor 180 dias após ser sancionada pelo presidente da República.

4 comentários:

La Maison d'Ávila disse...

Complexo...
Tema difícil..
E as "religiões", "igrejas", vão deixar passar? Duvido..
Beijos,
Mãe.

Tyzze disse...

Hum.. complicado. Eu mesma fico dividida com esse assunto. É complexo de mais para ser resolvido em alguns dias.
Uma pergunta: A palavra não seria eutanásia??
Orto me lembra ortopedista e ortodontia. Dai, quando li o titulo pensei: Será que é a morte da coluna ou morte dos dentes?? rsrsr.. Acho que fiquei burra.
Beijos

Tyzze disse...

Hum, tô fera nisso agora.
Tio Google me ensinou. É assim:

- Eutanásia: Vc diminui o sofrimento da passoa, ´´matando-a´´.

- Distanásia: Vc quer que a pessoa viva de qualquer jeito e fica prolongando o sofrimento dela, apenas para que ela viva mais.

- Ortotanásia: Morte natural da passoa. Os medicos não matam, mas também não ficam fazendo de tudo para que ela viva.

Entendeu? rsrs..
Beijos

Tyzze disse...

OBS: Nesse caso de ortotanasia eu sou a favor!